26/08/2014

RESENHA: Meus 15 anos - Luiza Trigo

Meus 15 Anos

Autor: Luiza Trigo
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 232
Edição: 1
Ano: 2014

Sinopse: Uma festa de cinema! Este era o sonho de Bia, prestes a se tornar realidade em Meus 15 anos. Ela só não esperava que sua grande noite daria um filme – com direito a drama, romance, comédia e ação de tirar o fôlego. Bia é a protagonista do segundo romance da escritora carioca Luiza Trigo, que vem conquistando seu espaço entre o público adolescente e pré-adolescente desde sua estreia com Carnaval. Da entrega dos convites ao surpreendente desfecho, a autora conta uma história movida a sonhos, paixões, ciúmes, alegrias, decepções e, principalmente, amadurecimento, amizade e amor.

O livro é uma fofura única, assim como a autora: Luiza Trigo. Esse é o segundo livro da Luly, mas o meu primeiro (e já quero pra ontem o primeiro lançado por ela, Carnaval, que também foi publicado pela Rocco no selo do Jovens Leitores).  Espero que gostem da resenha!

A trama é um tanto quanto clichê, mas isso não tira de forma alguma a grandeza e a gostosura que é esse livro. A Bia, é aquela nerd da escola que usa óculos grandes, só tira notas ótimas está prestes a completar 15 anos. E os pais dela resolver dar a ela, A FESTA. Ela faz todos os preparativos junto com a mãe, mas não conta nada para as amigas. As quatro inseparáveis amigas, que são a Amanda, Carol, Roberta e Priscila. Que gente, são umas fofas! Há também o melhor amigo, o Bruno. A menina detestável - Jéssica - e o garoto dos sonhos, Thiago. 

O livro é dividido em três partes e os capítulos são alternados, uma hora é a Amanda a amiga da Bia, outra é o Thiago (o garoto dos sonhos), o Bruno (o melhor amigo) e a própria Bia. E outro detalhe, cada capítulo é um nome de um filme. Eu amei esse detalhe, sou meio lenta, demorei um pouco pra perceber. Assim como eu, a Bia é um pouco lenta. Foi ótimo ver as amigas tentando explicar várias vezes pra ela se tocar. Como diz na própria sinopse o livro realmente traz romance, e é muito fofo, aliás. Um pouquinho de drama, mas só um pouquinho mesmo. Comédia com certeza, pessoas lentas sempre arrancam risadas dos outros. Eu que o diga! hahaha

O livro é bem curtinho, tem apenas 232 páginas, e as letras são grandes e há várias ilustrações. Falando nisso, nessa questão o livro ficou sensacional. Fantástico. A diagramação externa ficou linda, mas a interna deu ainda mais show. Há estrelas na parte de dentro da capa e em cada final de capítulo, e tem haver com o convite da festa dela. Colocaram em cada início de capítulo a ilustração de quem está narrando e o mais fofo é que em cada parte (das três) há uma ilustração maior. E lindas. Fiquei apaixonada. 

É uma leitura recomendada! Lembrem-se que é um livro voltado para o público mais jovem, mas pra quem gosta independente da idade desses infanto-juvenis com certeza irá adorá-lo.

~~~~~

E mais! Antes do lançamento do livro Meus 15 anos, a Rocco disponibilizou em alguns sites, como Saraiva e Amazon, o teaser do livro: As Valentinas. É um conto, então é bem curtinho. Mas é bem gostosinho de ler, recomendo que leiam antes do livro. Ele me deixou com gostinho de quero mais! Os personagens citados no conto são os mesmos dos livros, mas no conto eu achei muito fofo a relação da Bia com os pais. Não que no livro não tenha, porque tem, mas a surpresa que ela faz por eles é muito meigo.

Não vou falar mais nada, vou acabar soltando algum spoiler (do livro ou do conto). Mas leiam, porque é bem bacana. E mais bacana ainda é prestigiar os nossos autores. =)


0 comentários