18/10/2014

RESENHA: Ainda Não Te Disse Nada - Maurício Gomyde


Ainda não te disse nada 

Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Páginas: 236
Edição: 1
Ano: 2011
"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...
Gostei bastante da história criada pelo Gomyde! 

Marina é uma menina do interior de São Paulo, que agora mora na grande SP pra fazer sua faculdade de moda. Ela quer ser uma estilista renomada, conhecida por todos. Enquanto faz a faculdade e tenta ingressar nessa vida de modas, acaba trabalhando em uma agência de correios. Ela não acredita muito que existam pessoas que enviem carta, porque cá entre nós quem é que pega uma folha escreve e depois manda pelos correios, se é mais fácil e prático mandar um e-mail? esse é o pensamento da Marina. Na Agência onde trabalha, ela tem uma amiga mais velha chamada Dona. Jane que acredita que ainda enviam. No mesmo dia em que elas conversam sobre isso uma moça manda uma carta. Passa um pouco despercebido, mas depois ela vai novamente a agência enviar outra carta. Depois que a Marina sai do trabalho ela sempre vai ao Café ali perto da faculdade e dessa vez ela encontra a tal moça que envia cartas. E não aguenta a curiosidade e pergunta pra quem ela envia as cartas, e a moça responde que contratam ela pra escrever e enviar as cartas para alguém. Marina a principio acha isso uma coisa horrível, se passar por outra pessoa dessa forma e enganar outra.

Mas a Marina está enganada (sabe de nada inocente) e ela não demora muito pra descobrir isso. Ao passar dos dias chega uma carta para a moça do Anjo Carteiro (nome da empresa da moça que envia as cartas para os outros) e passassem dias e ninguém vai buscar. Então Marina decide ir atrás, lá no endereço do destinatário da carta. E quando chega lá descobre que o nome da moça é Júlia, e que infelizmente ela havia morrido. E ela fica com aquela carta na mão sem saber o que fazer, até que a curiosidade fala mais alto. E abre a carta e a lê. É a carta de Heitor.

A Marina não sabe o que fazer, se responde ou não. Até que decide fazê-lo, a Júlia não fazia o mesmo? Ela poderia dá mais felicidade ao Heitor. E assim o fez. Mas no decorrer das trocas de cartas ela se apaixona pelas palavras dele. Pelo amor que ele nutre, não por ela, mas por Milena a pessoa que ela acha que troca as cartas. E ela passa a ficar confusa, porque ela sabe que ele é muito mais velho e ninguém iria aceitar esse romance. Será que ele próprio faria? ao saber que estava enganado?

Nem tudo que parece ser é, vocês devem estar se perguntando o porquê desta frase. Mas só lendo pra saber. Eu queria contar mais, mas isso seria chato e acabaria soltando várias coisas que é gostoso de se ler ao decorrer do livro. Sem falar nos spoilers. O desfecho do livro foi ótimo, eu sou meio lerda, e não imaginei que poderia acontecer o que aconteceu. E isso foi muito bom! O livro nos trás uma reflexão bacana também. Os personagens são bacanas e bem construídos, há cenas engraçadas. É uma leitura completa, um ótimo romance, com tudo que se tem direito. Sem tornar, claro, algo maçante e cansativo por ter coisas demais.

Mas vamos falar dos personagens? O Heitor, pelas cartas, é muito apaixonante. Eu me vi praticamente suspirando pelas palavras dele. A Marina é uma loira linda e determinada, achei isso ótimo na personalidade dela. Há muitos personagens secundários, mas os que mais aparecem são as amigas Fran e Thaís, que são ótimas. Engraçadas e estão sempre ali pra levantar o astral uma da outra. Achei bacana a construção delas.

Sobre o livro em si, as páginas são ótimas. Grossinhas e amareladas. As letras são em um tamanho bom de se ler. A capa é linda né? e tem tudo a ver com a história.

Gostei bastante da história, recomendo!

QUOTES

“A verdade mora em quem acredita, entende?”
“Mas aprendi que o destino tem a capacidade de colocar em nossas vidas desafios que a gente nunca imaginaria.”
“É, a vida traz muitas surpresas a cada esquina, e se a gente não aproveitar as oportunidades... Olha, por mais estranhas que possa parecer, no fim tudo passar e, quando você vai ver, já tá dando adeus pro mundo.”
“A beleza da vida está em sua imprevisibilidade. Saber que as expectativas ora se concretizam, ora não, é que torna tudo mais saboroso e instigante.”
“Em e tratando de destino, nada é certo, nada é errado. Apenas é, não há explicação.”


9 comentários

  1. Ainda não conhecia o livro, mas parecer ser um romance muito bom.
    Tem um enredo interessante. Curiosa para ver as cartas românticas do Heitor, haha.
    Fiquei curiosa também com desfecho da história.
    Adorei a resenha.
    Mais outro livro indo para minha lista.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um romance bem gostoso de ler. As cartas do Heitor são um máximo <3 <3 <3 hahaha
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei a resenha. Tenho muita vontade de ler os livros deste autor e o enredo deste pareceu ótimo. Adoro estórias que nos fazem refletir e esta me deixou curiosa. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o segundo livro do Gomyde que leio, e são muito bons. Super indico!
      Beijos

      Excluir
  3. Poxa como uma história tão interessante (pelo menos na sua resenha) e eu nunca ter ouvido falar?
    Hahah
    Seguindo no blog!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S:Te indiquei no meu blog para responder a tag Meus livros ninguém sai!
      :)

      Excluir
    2. A história é bem bacana mesmo, vale a leitura. E obrigada pela indicação, já respondi a tag por aqui... :)
      Beijos

      Excluir
  4. gostei de ler que existe cenas engraçadas, acho q to precisando de livros assim com personagens legais e cenas que sejam leves.
    ameu sua resenha

    tem post novo no meu blog, se puder vem me visitar ^^

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir