22/01/2015

RESENHA: A vida do Livreiro A.J. Fikry - Gabrielle Zevin

A vida do livreiro A.J. Fikry

Autor: Gabrielle Zevin
Editora: Paralela
Páginas: 192
Edição: 1
Ano: 2014
Uma carta de amor para o mundo dos livros
“Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.
Todos aqueles que gostam e amam ler, deveriam ler A vida do livreiro A.J. Fikry!

Gente, esse livro é incrível. Eu realmente não consigo achar palavras pra dizer o quanto amei a história. Esse livro foi o primeiro favorito do ano, é a segunda leitura, só posso dizer que 2015 começou bem. Mas vamos a trama do livro... 

ISLAND BOOKS
A única fonte de boa literatura em Alice Island desde 1999
Nenhum homem é uma ilha; cada livro é um mundo.”

O A.J. Fikry é um livreiro e dono da Island Books primeira e única livraria em Alice Island, uma cidadezinha pequena e que é muito difícil de chegar, por sinal. Ele sempre fora um homem de poucas palavras, mas que ama ler. Depois que sua esposa faleceu em uma acidente ele ficou só, mas nem por isso fechou a livraria.

Amélia trabalha pra editora Pterodactyl e por conta disso vai a Island Books levar os lançamentos para o A.J. Fikry conhecer, mas chegando lá ela se depara com ele, que foi um pouco rude e arrogante. Ele por sua vez, depois de um tempo que ela vai embora se dá conta que errou com ela. Porém deixa pra lá. E quando cheguei nessa parte, fiquei receosa pra continuar a leitura, porque convenhamos... Mas aí as coisas tomam um rumo completamente diferente. Algum tempo depois uma garotinha linda, Maya, é deixada em sua livraria com um bilhete da mãe da menina dizendo que não pode cuidar dela e quer que ela cresça no ambiente assim, numa livraria. 

Ao longo do livro nós passamos a entender o porquê das atitudes, do fechamento do A.J.F. para com as pessoas, e vamos inclusive junto com ele (re)aprendendo certas coisas. O livro é simples, comovente, delicado, meigo, gostoso e fácil de ler... são tantos adjetivos para esse livro, que se eu fosse colocá-las aqui iria ser um post só sobre. Esse é o tipo de livro que a gente ler de uma vez só, é fininho tem apenas 192 páginas, dá pra ler em um dia fácil, além de ter letras um pouco maiores que o convencional. 

Sobre os personagens: Apesar do A.J.F. ser um pouco durão, mas é daqueles que é só uma casca sabe? ele é incrível, me apeguei ele demais, aliás ele é demais. A Maya, a garotinha, é uma coisa linda da vida e uma personagem incrível também. Amélia também é ótima. A autora foi incrível e certeira na construção dos personagens, todos eles são cativantes demais. 
“As vezes os livros só nos encontram no momento certo.”
O livro todo é narrado em terceira pessoa e isso dá um dinamismo a mais a leitura, ficamos vendo e entendendo mais de cada personagens e atitudes. Além de tudo isso o livro é cheio de referência de livros como A Menina que roubava livros, A mulher do Viajante do tempo, Senhor dos anéis e autores como Edgar Alan Poe (que um livro dele tem certa importância pro livro), James Patterson, entre outros. 

E pausa para comentar sobre a capa, gente, para... é linda! Perfeita. É tipo uma janela e ao mesmo tempo livros. O que acham? Seria um livro a janela para a imaginação? ♥ Enfim, é um livro que eu recomendo. Leiam.

QUOTES:
“Só conversam sobre livros, mas o que, nessa vida, é mais íntimo do que os livros?
“As coisas que nos tocam aos vinte não são necessariamente as que nos tocam aos quarenta e vice-versa. Isso é a verdade para livros e para a vida.”

“As pessoas contam mentiras chatas sobre políticas, Deus e amor. Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta desta pergunta: Qual é o seu livro preferido?”


20 comentários

  1. Tá bom, tá bom eu vou ler este livro! Como assim uma menininha na porta da livraria? E indicações de livros e autores? hahaha
    Beijos.
    www.somaisumapaginamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom, leia, certeza que você vai gostar :p haha
      Beijos

      Excluir
  2. Este livro parece incrível!!! E sua resenha está impecável. Acabei e adicioná-lo em minha lista de desejados do skoob, espero poder adquiri-lo o quanto antes.
    Adorei o blog! Parabéns pelo capricho e cuidado! Voltarei sempre, ganhou uma leitora!
    Beijos,
    Vitoria
    P.s: se estiver sem nada para fazer nas férias, indico a web novela Caso 54 - Tales que está sendo postada todas as quartas lá no meu blog! Dá uma passadinha <3 http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/search/label/web#.VMD68vnxrvc

    ResponderExcluir
  3. Ooii,
    De começo esse livro não chamou tanto a minha atenção, não sei porquê. Mas depois dessa resenha maravilhosíssima, eu fiquei bem curiosa. Acho que vou ler em pdf porque não estou em condições para comprar livros, hahaha E eu achei legal de citar autores e de livros na obra!
    Beijos!!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não havia me chamado muio a atenção, sabia? mas acabou que a leitura foi ótima. Espero que você goste.
      Beijos

      Excluir
  4. Um dos melhores livros qur li ano passado ♥
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kamilla!
    Esse livro já está na minha lista de desejados há um bom tempo.
    Livro que fala de livros, só pode ser incrível, né?!
    O A.J.F. é o tipo de personagem que aparentemente tem tudo pra fazer com que não gostemos dele, mas que inevitavelmente acaba nos conquistando. ♥
    Adorei a resenha. Espero ler o livro logo.
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O A.J.F. é bem assim mesmo, Eli! Espero também que você leia o livro ;)
      Beijos

      Excluir
  6. Oii Kamilla, tudo bem? Acho que eu ia adorar esse livro. Adoro livros que fazem referências a outros. Até acabei de pegar Divina Comédia, pq no último livro do Dan Brow há referências. Isso é mt legal pq acabamos com vontade de ler outros livros né?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom né? adoro quando tem referência e com certeza dá vontade de ler os outros livros. :p
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Kamilla!
    Também acho a capa desse livro muito bonita e condizente com a proposta da história.
    É impossível um leitor ávido não se deliciar ao encontrar todas essas referências a livros. Eu adorei isso quando li " A.J. Fikry"
    O último quote que você usou na resenha é um dos meus favoritos. Foi, inclusive, o que eu usei na minha :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muito bonita mesmo! =) E o melhor de encontrar essas referências e ver que você já leu e fica sorrindo só por isso :p hahaha
      O último quote é ótimo e verdadeiro né? rs
      Beijos

      Excluir
  8. Tenhoooooo que ler esse Livro!!!!! *o*
    Como não amar um Livro em que a história se passa em uma Livraria! IMPOSSÍVEL! <3
    Tenho certeza que vou amar a história, os Quotes já ma agradaram muitoooo! :D

    Beijooos e até Kamilla! *-*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. A capa é linda *-* Amei a sua resenha! Já quero adquiri-lo!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha, fiquei curiosa para saber como a historia se desenrola e o que acontece com cada personagem, já esta na minha lista de desejados!
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir