RESENHA: Na porta ao lado - Luiza Trigo
Na Porta ao Lado
Autor(a): Luiza TrigoEditora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 256
Edição: 1
Ano: 2015
No livro, a autora narra as aventuras e desventuras de Carol, que começa o novo ano na escola tendo que encarar não só o casamento de sua mãe e uma mudança de casa, mas também o padrasto como professor e o filho dele como colega de turma. Parece muito azar para uma garota só! Mas muitas outras surpresas aguardam a protagonista, suas amigas e os leitores ao longo das páginas.
Um livro fofo ♥
Carolina, ou simplesmente Carol, tem 15 anos e está iniciando o ensino médio juntamente com suas amigas. Ela está passando por uma fase bem conturbada, mas porquê? A mãe dela resolveu se casar, repentinamente. Segundo a Carol no mesmo dia que apresentou o cara, já o apresentou como noivo e resolveram se mudar e morar juntos... e obviamente que a Carol teve que ir. O namorado/noivo da mãe se chama Carlos e tem um filho, Tomás, que digamos assim é bem intragável, e "acha" que a Carol é uma menina fútil e metida. Ah, além disso o Carlos é professor da Carol.
A Carol conhece na escola um carinha fofo, meigo e que gosta de ler: Bernardo. Mas será que ela é o que ela precisa mesmo?!
Esse livro é bem curtinho, mas que tem vários desdobramentos e surpresas. Geralmente livros do gênero é bem clichê e previsível, mas vos digo que a Luiza me surpreendeu. Não imaginei que iria ter o desfecho que teve, fiquei com uma pontinha de dor no coração, mas achei digno. E é um puta ponto positivo pra história e ótimo para a galera que está passando por essa fase.
A Carol é uma menina meiga, não tem nada de fútil, adoro ler e sair/ficar com as amigas. A mãe da Carol é um amor e apesar de ser mãe comete alguns errinhos, como proteger demais. O livro como um todo é ótimo, é gostoso e fácil de ler. A leitura flui.
O livro trás muitas referências de outros livros, como a protagonista ama ler ela sempre comenta sobre as leituras (ela leu Orgulho e Preconceito, Extraordinário e tantos outros), a autora pra dá um charme a mais no livro fez o seguinte: Todo início de capítulo começa com o título de um livro. Eu adorei isso, sinceramente ♥ A história ainda trás conflitos entre amigas, relação mãe-filha e sobre a mudança em relação a mãe estar com alguém, romance (sim, e tem triângulo amoroso) e autoconhecimento. Como os livros do gênero são bem clichês e Na porta ao lado é um pouco, mas o final pra mim foi inesperado e adorável.
Sobre os detalhes: Cada início de capítulo, além de ter um título de um livro, também tem alguns detalhes assim como o final de um capítulo. Meigo. A capa é linda e maravilhosa, simplesmente amei... Só não curti o título do livro, remete muito a uma outra coisa, o que é até bom. A fonte e o espaçamento são ótimos, porém as folhas são brancas (como todos os livros da Luly), mas é um livro lindo e fofo de qualquer forma.
Comentário final: É um livro fofo, meigo e que tem uma narrativa que te envolve. Ou seja, leia!
QUOTES:
“– Pare de ter medo de tudo! Se arrisque! É melhor você se arrepender de alguma coisa que fez do que de algo que não fez.”
“– Para mim todo livro é livro, toda história é uma viagem.”
“O amor não é querer mudar o outro, mas gostar daquele jeitinho particular.”
/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/455788/NA_PORTA_AO_LADO_1435872279455788SK1435872279B.jpg)
Oi Kamilla,
ResponderExcluirAwn! Parece ser um livro muito fofo mesmo. Estou com saudades de histórias com protagonistas adolescentes, fiquei com vontade de conhecer um pouco mais da Carol. Achei muito bacana menção a outros livros, Orgulho e Preconceito é o meu favorito e eu também sou apaixonada por Extraordinário. Gostei muito da descrição sobre o livro ♥
Beijos, Historiar
O livro é muito bom! E se está com saudades dos livros assim, todos os da Luly tem essa pegada! :D Indico todos.
ExcluirBeijos
O livro é muito lindinho mesmo, embora o enredo não me interesse, acho ótimo esses livrinhos porque podem incentivar leitura em pré-adolescentes, etc. Dei o Meus Quinze Anos a minha prima de aniversário e ela adorou ;) beijos
ResponderExcluirwhoosthatgirrl.blogspot.com
É ótimo sim!
ExcluirBeijos
Olá ^^
ResponderExcluirPreciso com urgência deste livro! Eu amei "Meus 15 anos"!
Adoro protagonistas que gostam de ler super me identifico!
Bjks,
http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/
Carol é amiga da Bia, dos meus 15 anos! Ou seja, você vai adorar :D
ExcluirBeijos
Oiiii
ResponderExcluirPretendo ler esse livro em breve. Luly é uma fofura, só li Carnaval mas pretendo ler logo Meus 15 anos e Na Porta ao Lado.
Adorei a resenha
Beijos!
Cintia
http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/
A Luly é uma fofura mesmo, assim como os livros dela <3
ExcluirBeijos
Fique com vontade de ler, entrou para a lista dos livros que pretendo recomendar para minhas alunas adolescentes! Adorei que a autora da aos capítulos nomes de livros.
ResponderExcluirPandora
O que tem na nossa estante
Indica mesmo! Ela sempre brinca com os capítulos, no livro Meus 15 anos foram nomes de filmes... ;)
ExcluirBeijos