TOP 4: Personagens mentirosos
Olá leitores! Tudo bem com vocês? Sexta-feira é o dia da mentira e pensando nisso resolvi fazer um top com personagens mentirosos. Algumas mentiras são prejudiciais outras nem tanto, mas é inegável que vez ou outra nós contamos. :x
Agora, vocês sabem de onde surgiu o dia da mentira? A origem se deu no séc. XVI, onde o povo francês comemorava o ano novo no dia 25 de março e a comemoração durava uma semana, terminando no dia 01 de abril. Em 1564 o Rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano, ou seja, o ano novo seria no dia 01 de janeiro. Muitos não gostaram da mudança e continuaram a comemorar em março. E o pessoal que adotou o calendário gregoriano começou a zoar quem não, mandando convites para festas "fakes" e presentes esquisitos. E no Brasil? como chegou aqui? Foi lá em Minas Gerais que tudo começou, através de um periódico chamado "A Mentira", propício não?! Mas o que fez virar um viral mesmo foi que no dia 1° de Abril de 1828 divulgaram que Dom Pedro havia morrido, ocorrido que foi desmentido no dia seguinte. Brasileiro sendo brasileiro desde sempre, certo?! Outra curiosidade: Existe o livro Psicologia das Cores, onde a autora diz que o amareço é a cor da mentira. Não sei se isso é um estudo psíquico confirmado (ou o tom de amarelo verdadeiro).
Explicados os motivos da mentira, que particularmente achei bem curioso, vamos - finalmente - ao top?!
Em quarto lugar ficamos com Azar o Seu! da Carol Sabar, autora nacional e super gente fina. A mentira aqui é daquelas que não vai matar ninguém, só deixar a nossa protagonista bem irritada. Bia é a mocinha da história e quando ela se vê em um tiroteio no RJ e começa a falar que sente saudades do Guga, que nunca o esqueceu (e ela não o vê há anos). Só que tinha um cara ajudando-a, ela mal imagina que esse cara é o Guga. E quando descobre... Vale salientar que ela demora pra descobrir então, a trama gira um pouco em torno disso. O livro é ótimo, um dos meus chick-lis preferidos!
Em terceiro lugar fica A Garota que perseguiu a lua, que de fato e totalmente esse livro gira em torno de um grande mistério. Que quando a protagonista consegue visualizar que há algo esquisito e diferente, ela começa a perceber que todos da cidade estão mentindo sobre alguma coisa. Esse livro tem uma pegada sombria, mas não é do tipo de dar medo, nem nada do gênero. A nossa protagonista, Emily, é adolescente e após perder a mãe vai morar com o avô, e quando chega a cidade fica abismada com alguns acontecimentos. Principalmente porque a sua mãe parece estar envolvida em um deles. Friso aqui que o livro também tem uma pegada sobrenatural. E cá entre nós, é um livro bem bacana!
Em segundo lugar fica com o livro Um Caso Perdido. A mentira que ronda a trama, quando descoberta abala toda a estrutura da nossa protagonista, Sky. Quem já leu sabe que é um put* spoiler se eu for compartilhar com vocês. Então deixo a sinopse do livro:
“Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras...
Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.”
E em primeiríssimo lugar fica o livro Bubble Gum, que assim como Um Caso Perdido caso eu for dizer mais ou menos como a mentira se procedeu, estarei dando um spoiler gigantesco. O inicio do livro a gente só fica conhecendo a personagem, posteriormente nós acreditamos em TODA a mentira que ronda a trama. E não é pouca coisa não. Esse livro não foi um dos melhores que li, ou melhor, que eu mais gostei (dei duas estrelas, apenas), mas é surpreendente. Dica: Nunca vendam a alma pro diabo, ele pode ser qualquer... =x E não, o livro não tem nada de sobrenatural, tem é muita crítica pra esse pessoal que pisa em cima de todo mundo pra tentar ser "alguém na vida".
~~~
Por hoje é só, pessoal!
Espero que tenham gostado do top :)
Beijos,
Kamilla
Kamilla
Oiii
ResponderExcluirAdoro tags e ainda não tinha visto essa!
Não conheço nenhum desses personagens, ainda não li nenhum desses. Tenho muita vontade de ler Um Caso Perdido.
Beijos!
Cintia
http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/
Olá!
ExcluirEssa é uma coluna semanal, o top 4. Não é uma tag.
Um caso perdido é bem legal!
Beijos
Gostei bastante da coluna, tem um personagem do Stephen King chamado Big Jim que me tira do sério de tão falso, dissimulado e mentiroso.
ResponderExcluirAinda não o conheço, mas irei procurar saber mais sobre ele.
ExcluirAbs
Olá! Amei seu post, achei legal as curiosidade sobre o dia da mentira. Gostei bastante do top 4. Os personagens parecem ser bem legais e me interessei por alguns...beijos!
ResponderExcluirEntre Livros e Pergaminhos
Que bom que gostou! :) As curiosidades são bem bacanas mesmo!
ExcluirBeijos
Desses, li Um Caso Perdido e Azar o seu!, e são níveis bem diferentes de mentira mesmo, embora as personagens tenham ficado esquentadinhas do mesmo jeito hahaha o que seria de nós leitores sem esses mentirosos pra construir uma história tão boa, né?!
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "A Queda dos Anjos", vem conferir!
O que seria de nós? hahaha Sempre tem que ter uma mentirinha, né?
ExcluirBeijos
Gostei das dicas! Muito interessante a seleção de mentirosos, vou pensar em uma!
ResponderExcluirbeijos
Oi Kamilla,
ResponderExcluirEu ameii A garota que perseguiu a lua, mesmo com a mentira, é um livro mágico e encantador. A mentira de Um caso perdido já é mais complicada, sofrida, e é um ótimo livro também. Faltou nessa lista Mentirosos.
Bjs, @dnisin
www.sejacult.com.br
Olá Deninse!
ExcluirNo top geralmente coloco os livros que já li e infelizmente ainda não li Mentirosos. Mas já está na minha lista.
Beijos
Olá,
ResponderExcluirAdorei a tag hahahaha
Por mais que eu não tenha lido nenhum dos livros citados gostei muito de como você retratou os mentirosos.
Parabéns pelo post.
Abraços
www.pontoparaler.com.br
Olá Paulo!
ExcluirEssa é uma coluna semanal, e não uma tag. :)
Fico feliz que tenha gostado!
Beijos
Oooi! Gostei bastante da postagem, Kamilla =D Bem interessante mesmo. Eu não me lembro agora de livros que tenham envolvido toda uma mentira, mas eu já li o "Paixão Sem Limites", que também envolve uma sofrência toda de uma mentira Kkkkk Vale a pena a leitura ;)
ResponderExcluirBeijos!
Fico feliz que tenhas gostado, Ruhh!
ExcluirJá li Paixão sem limites, e adorei, tem uma mentira bem cabeluda mesmo! haha
Beijos
Adorei o top. Desses livros que você citou eu só conhecia o Azar o Seu, mas fiquei muito interessada no A Garota que Perseguiu a Lua, adoro esses suspenses com uma pegada sobrenatural.
ResponderExcluirBeijinhos da Mady.
A Garota que perseguiu a lua é bem bacana, vale a pena!
ExcluirBeijos