26/10/2018

RESENHA: Metamorfose? - Gail Carriger

Metamorfose? (O Protetorado da Sombrinha #2)
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 320
Edição: 2
Ano: 2013
Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com Alma?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural.
Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada.
Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer.
Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade.
A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo!
Essa resenha pode conter spoilers.

Alexia Maccon, cujo nome de solteira era Tarabotti, a preternatural (um ser sem alma), é uma mulher determinada, forte, inteligente e que tem um trabalho importante para a coroa. Ela é casada com o Conde de Woolsey um lobisomen, que é o Alfa da alcateia e líder da agência DAS. Metamorfose?, segundo livro da série O Protetorado da Sombrinha, nos trará uma nova aventura do casal Alexia e Lorde Maccon.

De repente todos os seres sobrenaturais passam a ter novamente as características humanas a partir de um determinado local. A principio ninguém sabe o porquê disso, o Lorde Maccon resolve tentar descobrir o que está acontecendo e viaja para a Escócia pra tentar descobrir e pra reencontrar sua antiga alcateia. Mas Alexia descobre que talvez seu marido esteja em perigo naquela viagem e resolve embarcar em um dirigível para encontrá-lo.

Mas a Alexia não é o tipo de mulher que passa despercebida, então embarca em um dirigível com melhor amiga Ivvy, sua irmã - a irritante Felicity, Tunstell - que trabalha na sua casa - e a Madame Lefoux, uma cientista bastante misteriosa.
Já no dirigível a Alexia se depara com algumas aventuras, tal como: tentativa de assassinato. Coisa que ela não dá muita importância, porque sempre querem matá-la, só não sabe dessa vez o porquê. Será que tem algo a ver com o fato dela ser uma preterrnatural? ou é em relação a investigação sobre o que está ocorrendo? será que teremos as respostas?

Metamorfose? foi uma leitura incrível. O começo foi um pouco lento pro meu gosto, já que gosto de toda a aceleração, mas foi necessário para colocar o leitor a par do mundo criado pela Gail Carriger, como a época, as vestimentas, os costumes e as evoluções tecnológicas. 

Uma das coisas que amei no primeiro livro e continuou nessa sequência é que Gail Carriger soube mesclar várias coisas em um livro só... se você quer uma obra com cenas engraçadas, de tensão, mistérios, tecnologia, romance de época em um livro só? A série O Protetorado da sombrinha é pra você! A autora ainda aborda coisas como homossexualidade sem rotular sabe? as pessoas são o que são e pronto. Infelizmente em algumas obras a gente veem personagens homossexuais muito caricatos.

A obra nos apresenta todos esses elementos em momentos propícios, ou seja, nada é forçado. Mas uma das coisas que mais gosto é o romance, é inevitável não se apaixonar pelo casal super diferente e não por serem uma preternatural e lobisomem, mas sim por conta da interação deles, com farpas com muito carinho. Outra coisa que eu gosto muito é as cenas divertidas, muitas delas é do casal, mas há com a maioria dos personagens... e o que falar dos secundários? Adorei cada um deles, principalmente aqueles que tem uma participação importante nos mistérios e revelações da trama. 
“Lady Maccon se perguntou se tinha agido daquele jeito tão abobalhado diante de Lorde Maccon. Então, lembrou-se de que geralmente demonstrava sua paixão por meio de ameaças e farpas verbais. Felicitou-se intimamente por evitar o sentimentalismo.”
A Alexia continua sendo uma protagonista incrível, forte, leal, determinada e as vezes teimosa. Amo essa personagem, ela é inteligente e não se amedronta, do tipo de pessoa que você quer ser amiga.

A narrativa da obra é envolvente, você se pega ansiando pra saber qual é o mistério que envolve toda a trama. E falando já sobre o desfecho, esse deixa o leitor ansiando pelo próximo volume... eu particularmente não esperava o que aconteceu e fiquei com o coração partido e bem chateada com o Lorde Maccon, mas sei (espero) que tudo se resolva no próximo volume. 

Se você ainda não conhece essa série, você está esperando o quê? Gail Carriger sabe conquistar os leitores já nas primeiras páginas. Recomendo!


9 comentários

  1. Não tive a chance de ler essa série, lembro que procurei sobre e achei que não fazia o meu gênero.
    É muito sobrenatural, mas parece que a autora foi bem criativa.
    Gosto das capas e acho o título da série bem original.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já o primeiro livro dessa serie, tenho o livro até, e gostei muuuuito, quero muito ler os outros livros :)
    É muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kamilla!
    Menina, eu quero muito ler essa série, mas nunca consigo encaixá-la na tbr do ano. Incrível isso.
    Apesar de poucas, as resenhas que eu vejo dessa série são sempre positivas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kamilla
    Ainda não conhecia essa série.
    Tem sobrenatural, vampiros, lobisomens me interesso, agora pessoas sem alma nunca tinha ouvido falar.
    Espero conseguir ler essa série fiquei muito curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei, apesar de não conhecer a série já fiquei bem encantada com a resenha. Gosto dos livros que misturam todos os gêneros no decorrer da leitura, isso da mais emoção ao leitor. Já adorei a personagem, forte e que luta pelos seus. Com certeza vai pra minha lista

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kamilla!
    Já tinha lido resenhas sobre os livros da série O Protetorado da sombrinha mas confesso que não tinha interesse em ler sobre as aventuras de Alexia, contudo, lendo sua resenha sobre Metamorfose? me deu uma vontade imensa de ler essa série!... Essa mistura de cenas engraçadas, mistérios e romance de época em um só livro foi o que mais chamou a minha atenção, sem falar que amo protagonistas igual a Alexia - fortes, determinadas e que não se amedrontram diante das dificuldades.
    Enfim, valeu pela dica, anotada!

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que quero comprar essa série, parece ser muito boa e gosto desse mistério que tem na trama. Alexia parece ser uma figura e bem danada, gosto de personagens assim, estou ansiosa para conhecer o casal, pois adoro romance e esse casal parece ser dos bons.

    ResponderExcluir
  8. Leio a respeito da série já faz algum tempo, porém até então não despertei interesses por ela. Não sei o motivo, parece que não faz muito o meu estilo, mesmo gostando desses itens sobrenaturais, tipo pessoa sem alma, lobisomens e entre outros, quem sabe mais pra frente eu não dê uma chance a ela e acabe gostando! :)

    ResponderExcluir
  9. Só por ler o nome conde e lady já me sinto totalmente tentada a ler! Meu gênero favorito é romance de época, e esse que parece misturar um tanto de fantasia, deixa a gente a pensar como ocorreu essa fusão de gêneros e se funcionou bem. É a primeira resenha que vi desse livro, mas pretendo conhecer ainda mais :)
    Beijos

    ResponderExcluir