TOP 4: Livros que retratam o câncer
Oi leitores, tudo bem com vocês? Segunda-feira, 04/02, é celebrado o Dia Mundial do Câncer, que tem o objetivo de se discutir, conversar e disseminar esse assunto, além de ter a missão de ajudar a controlar essa doença que mata muita gente. Por isso resolvi trazer esse tema aqui pro blog, indicando livros que retratam o câncer de forma a nos fazer refletir e aprender.
A Máquina de Contar Histórias não tem um foco na personagem com câncer, mas sim em como isso pode afetar as pessoas redor dela. O protagonista da trama é o Vinícios e ele é casado com Vivian, com quem teve duas filhas Vida e Valentina... após a mulher ter câncer, ele some sabe? não quer ver a mulher que ama definhando e quando ela falece vem o balde de água gelada e como isso afetou a relação com as filhas. É uma história de reaprendizagem, de amor e perdão. Vale a pena a história e a reflexão!
~
Já é doloroso ler um livro sobre câncer, agora imagine ler sobre uma criança com câncer que já está cansado de lutar? E que ainda tem um cachorro super parceiro. A Mais Pura Verdade é um livro desses... é uma história incrível, que te faz refletir, faz chorar e se apaixonar pelos personagens. Leiam!
~
Acho que A Culpa é das Estrelas todos já conhecem né? Alguns amam, outros nem tanto, mas é inegável que esse livro foi uma febre e levantou muito o assunto sobre câncer, principalmente em adolescente que é algo menos falado ainda. Eu particularmente adoro ACEDE e já li duas vezes e chorei porque sou dessas.
~
1. A ESTRELA QUE NUNCA VAI SE APAGAR
Essa obra conta a história da Esther Grace que foi diagnosticada com câncer aos 12 anos e faleceu aos 16 anos, ela inspirou o John Green a criar a personagem de A Culpa é das Estrelas, Hazel Grace. A Estrela Que Nunca Vai se Apagar é uma biografia singular, com textos, cartas, diários e desenhos da Esther, apesar de ter falecido tão cedo, ela era uma menina incrível e super talentosa. Vale a pena conhecê-la!
~~~
Espero que tenham gostado das indicações!
Nunca deixe pra amanhã o que podem fazer hoje, ok? Inclusive os exames! :)
Beijos
Beijos
Oi, Kamilla
ResponderExcluirEu já conhecia os três últimos mas só li o do Green porque esse tipo de livro é o que eu mais tento evitar, eu sofro demais e não gosto de me sentir tão vulnerável, mas sempre guardo as indicações.
Beijo
http://www.capitulotreze.com.br/
Bom, pelo menos comecei a leitura dos três últimos livros, mas não conclui todas. A Culpa é das Estrelas se tornou um clássicos dos dramas, eu li e adorei, só perde a posição de favorita pra Cidades de Papel. A Mais Pura Verdade li e não gostei, o personagem é chato demaaaais. A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar não consegui concluir, creio que pelo estilo de narrativa. A Máquina de Contar Histórias está na minha lista.
ResponderExcluirOlá Kamilla!
ResponderExcluirLivros são muito importantes para que um determinado assunto receba a devia reflexão, e em se tratando do câncer é mais do que válido explorar obras que discorrem sobre a problemática. Dos citados só tive a oportunidade de ler a famosa obra de Green, mas gostei de saber que a mesma foi derivada de uma história real. Também fiquei curioso para conferir A Mais Pura Verdade, que promete uma leitura ao mesmo tempo emocionante e dolorosa.
Beijos.
Desses li A culpa é das estrelas e sou das que não gostou tanto assim rs. A Máquina de contar historias, chamou minha atenção que historia parece nos apresentar deve ser bem reflexiva além de triste. A mais pura verdade, fiquei interessada ainda mais por ser tratar de uma criança, acaba mexendo demais com a gente. A estrela que nunca vai se apagar, não sabia que tinha inspirado uma personagem ,a Esther era muito nova quando se foi que triste.
ResponderExcluirOi Kamilla,
ResponderExcluirÉ uma temática bem forte né?
Claro que li A culpa é das estrelas, e amei, mais ele tenta trazer leveza ao tema com o romance sendo o foco principal, por isso gostei da história!
A mais pura verdade também me conquistou, mais chorei tanto kkkkk Li em um dia, e não me arrependo, rs.
Quanto aos outros, conheço mais não li, o primeiro eu não fazia ideia do que se tratava, gostaria de ler.
Beijos
Olá! Desses eu li apenas A culpa é das estrelas, e como eu chorei lendo esse livro, imagino que isso acontece com a leitura de todos os livros desta lista, infelizmente, o câncer é uma doença muito cruel que não distingui idade, gênero ou raça, por isso a prevenção, ainda é a melhor aliada contra esse mal.
ResponderExcluirOi, Kamilla
ResponderExcluirÉ um tema difícil de ler por conta do sofrimento, tive muitos parentes com câncer. Que não sobreviveram, foi mais complicado perder minha vó e mãe.
Dos quatro livros citados li só A Culpa é das Estrelas e chorei muito é claro, preciso reler porque faz muito tempo que li. Os outros livros ainda não conhecia quero ter oportunidade para ler, vai para a lista de desejos.
Beijos
Oi Kamilla.
ResponderExcluirAssim como outros temas, falar sobre o câncer na literatura é super importante pois ajudam outras pessoas que estejam passando por situações semelhantes. Porém esse é um tema que me deixa super na bad, então não gosto muito de ler sobre.
Ótimas dicas.
Beijos
Oi Kamilla,
ResponderExcluirTem certos temas que precisam ser discutidos e abordados com mais frequência e um deles é o câncer. Não que seja bom ficar falando da doença, mas por uma questão de conscientização é importante abrir discussões sobre ela e ter um dia para isso já é um grande começo. Dos livros que citou só li A culpa é das estrelas e não tenho nem o que falar, pois o livro é uma baita lição. Tenho curiosidade em ler A estrela que nunca vai se apagar, justamente porque a história inspirou John Green para escrever seu livro.
Eu não aguento ler e nem assisti histórias assim, me emociona muito, por isso evito ao màximo. Cada história é linda e sempre tem algo a tirar e a aprender, mas para meu coração não aguento.
ResponderExcluirApesar de ter visto várias vezes a capa do livro A Máquina de Contar Histórias eu não sabia sobre o que se tratava a leitura. Quero muito ler A Mais Pura Verdade. Adoro livros que são narrados por personagens jovens, acredito que vou gostar e me emocionar bastante com esse. Gostei muito de A Culpa é das Estrelas quando eu li, o filme ficou incrível também, apesar disso nunca fiquei louca para ler A Estrela Que Nunca Vai se Apagar. Acho que é porque não tenho o costume de ler biografias. A Cinco Passos de Você é lançamento e parece muito bom. Já viu sobre ele? Tô querendo ler o livro.
ResponderExcluir