17/05/2019

RESENHA: A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides

A Paciente Silenciosa
Autor: Alex Michaelides
Editora: Record
Páginas: 350
Ano: 2019
Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar.
Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal.
Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?
Eu não conseguia largar o livro!

Alicia Berenson é uma pintora bastante talentosa e que tem sucesso com suas pinturas, está em casamento com o Gabriel e aparentemente está tudo ótimo. Eis que um dia ela mata seu marido com cinco tiros e não fala mais nada, nem pra se defender ou dizer que é culpada. Silêncio absoluto. Fica o mistério: porque ela matou seu marido?

Theo Faber é um psicoterapeuta que ficou bem intrigado com a história de Alicia, ele está convencido que consegue ajudar a nossa protagonista. Fazê-la falar. Por isso se candidata a função na clínica onde a Alicia está internada. Será que ele está disposto realmente pra lidar com a verdade?
“Para encarar a verdade. Às vezes é preciso coragem, você sabe, e muito tempo, para ser honesto.”
Eu não sabia bem o que esperar da obra, só sabia que era um thriller. Quando iniciei a leitura não consegui mais parar. É viciante!

A Paciente Silenciosa é dividido em quatro partes e capítulos curtos. A obra é narrada em primeira pessoa pelo Theo, mas há também trechos do diário de Alicia Berenson. E vamos descobrindo pouco a pouco o que aconteceu no dia da morte de Gabriel, conhecemos um pouco mais da nossa protagonista e do Theo, que é casado e vive um relacionamento feliz - pelo menos é o que ele acha.

Talvez esses dois personagens sejam o que dizem ser, talvez não. O que sabemos é que os dois tiveram problemas familiares fortes e sofrem com as consequências psicológicas disso. A obra não tem aquele suspense arrebatador, mas é um livro instigante, que te prende já nas primeiras páginas e vai te conquistando pra saber os porquês: do silêncio da Alicia, do Theo querer ajudá-la e do porquê dela ter matado o marido.
“Lembre-se: um amor que não inclui a honestidade não merece ser chamado de amor.”
O autor foi muito feliz na construção dos personagens, mas também nas descrições dos ambientes e situações. Alex Michaelides vai acrescentando aos poucos os acontecimentos e pessoas, nos dando pistas do que aconteceu no dia da morte do marido da Alicia, o que nos deixa curiosos e levantando suspeitas sobre o que realmente aconteceu.

A história tomou um rumo que foi bem surpreendente com direito a um plot twist que eu não esperava, não esperava que algumas coisas aconteceriam, mas pensando bem fui eu que deixei as pistas passarem - porque elas estavam ali. O final também não foi esperado, mas senti falta de um clímax, sabe?! Foi um término legal, mas sem grandes surpresas.

A Paciente Silenciosa é um thriller que me conquistou nas primeiras páginas, tem uma narrativa fluída e que te prende. Recomendo pra quem gosta do gênero ou pra quem quer começar a se aventurar nele. Já quero ler mais livros do Alex Michaelides, porque a escrita dele é viciante. Leiam!


19 comentários

  1. Acredito que este seja um dos livros mais comentados na última semana e não é a toa né?
    Adoro um bom suspense e esta história parece que além de abordar o suspense e o mistério envolvendo a personagem, traz também muitos segredos escondidos e esse médico estranhamente ali.rs
    Quero muito poder conferir o quanto antes!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Estão falando muito desse livro mesmo, porque vale a pena! O alarme de leitor detetive já tá ativando ein?! hahaha
      Beijos

      Excluir
  2. Olá! Esse é aquele tipo de livro que eu estou começando a amar. É tão bacana ficar envolvida com a história a ponto de não largar o livro até terminar e descobrir tudo o mais rápido possível. Além, é claro, de ser surpreendido com o desfecho da história. Fiquei bem curiosa em descobrir o que de fato aconteceu com nossa protagonista e quais segredos estão por trás desse assassinato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli!
      Você vai se surpreender com o livro! super recomendo.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu não sou fã do gênero, mas vejo cada elogio em relação a esse livro que fiquei curiosa.
    Bom saber que é ótimo para iniciantes.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludy!
      É ótimo pra todos, mas se alguém quer começar a ler o gênero, indicaria esse... :)
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Kamilla!
    Uau, já quero ler esse livro. Estou muito nessa fase de querer livro Thriller, é normal?!
    Adorei bastante a resenha, a trama me deixou bem curiosa e com muita vontade de ler. E o quotes que você colocou foi maravilhoso, adorei muito..Só sei que quero ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super normal! haha Eles nos deixam aficionadas! Leia :)
      Beijos

      Excluir
  5. Eu adoro thrillers. E, pelo o que vejo esse livro estar tão bem cotado não é um engano. Desde a capa é um livro que te prende. Quero muito poder ler e descobrir o que aconteceu para esse assassinato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nil!
      Super verdade, é um livro que prende do início ao fim!
      Beijos

      Excluir
    2. Tenho muito interesse em ler esse livro. Parece ser incrível ♥️

      Excluir
  6. Olá, adorei a resenha! Com certeza vou querer ler A Paciente Silenciosa. Não estou habituada a ler thriller, mas confesso que estou ansiosa para embarcar nesse gênero!
    Fiquei instigada a ler e descobrir mais sobre o assassinato e porque Alicia parou de falar depois do ocorrido.
    Estou procurando por livros que envolvam e que nos façam mergulhar de cabeça na história e A Paciente Silenciosa parece ideal para o que estou procurando.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa!
      Sem dúvidas você vai mergulhar nessa leitura, e se quer começar a ler mais do gênero, vai sem medo! Vale a pena!
      Beijos

      Excluir
  7. Oiii ❤ Em primeiro lugar, essa capa é no mínimo curiosa, nunca vi nada parecido. Não tenho o costume de ler thrillers e ainda não tive a oportunidade de ler A paciente silenciosa. Mas seria legal ler esse, pois além de ter gostado da resenha e da sinopse eu estaria saindo da minha zona de conforto.
    Estou muito curiosa, quero saber porquê Alicia matou o marido e se o Theo vai conseguir ajudá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray!
      Sair da zona de conforto de vez em quando é bom, ainda mais pra se aventurar em um gênero tão incrível como esse. Vale a pena! :)
      Beijos

      Excluir
  8. Oii!
    O livro parece ser muito bom, mas mesmo que eu não esteja acostumada a ler esse gênero (o que espero mudar em breve), todo esse mistério é algo que chama bastante minha atenção, pois acabamos criando várias teorias que nem sempre são as corretas, essa busca para descobrir porque Alicia matou o marido, e ainda acompanhar os conflitos de Theo, provavelmente me deixará grudada no livro até que eu chegue ao final da história.

    ResponderExcluir
  9. Adoro o gênero e já estou querendo ler esse, que curiosidade em saber o que aconteceu com a personagem por não falar nada, fiquei me perguntando se é culpada ou inocente, deve ter algo escondido nessa historia. Adoro escrita assim viciante e que não da para parar, só quando termina, da uma sensação de adrenalina e desespero para saber o que aconteceu rs. Fico feliz que tenha gostado espero gostar também quando ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamilla,
    Por amar thrillers estou sempre antenada nos lançamentos do gênero e A Paciente Silenciosa se tornou um de meus desejados assim que li a primeira indicação do livro. O fato de sabermos ao início da leitura que ouve um crime e este foi cometido pela protagonista trás uma ideia totalmente diferente para o livro, pois geralmente vemos uma busca inicial sobre quem ao invés de o porquê. O silêncio de Alicia me deixa curiosa e intrigada, pois já imagino se isso é alguma tática para sair ilesa ou se tem muito mais no ato cometido. Pela premissa da trama eu esperava que o final fosse de surpreender, mas parece que faltou algo a mais. Ainda assim não vejo a hora de realizar esta leitura.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Kamilla
    Esse livro esta sendo muito comentado, claro que já esta na minha listinha que só aumenta. Desde a primeira foto que vi dele fiquei encantada, depois de ler a sinopse foi paixão a primeira vista.
    Sou bem suspeita para falar do gênero, amo thrillers. Estou muito curiosa para ler porque Alicia parece ser uma personagem misteriosa, e o que aconteceu no seu casamento.
    Beijos

    ResponderExcluir