07/06/2019

RESENHA: 36 Perguntas que mudaram o que sinto por você - Vicki Grant

36 Perguntas que mudaram o que sinto por você
Autora: Vicki Grant
Editora: Galera Record
Páginas: 252
Ano: 2019
Inspirado por um estudo real de psicologia, popularizado pelo The New York Times e a coluna Modern Love.
Hildy e Paul têm as próprias razões para participar de um estudo do departamento de psicologia da universidade local que tem o intuito de “facilitar uma proximidade pessoal e, talvez, resultar em um relacionamento”.
O experimento consiste em 36 perguntas, algumas inofensivas, como Quando foi a última vez que cantou sozinho?; outras nem tanto, como Qual sua mais terrível memória? As questões ajudam os dois a desnudar para o outro — e para si mesmos — sentimentos muitas vezes reprimidos.
Segredos são revelados; vulnerabilidades, expostas. Hildy e Paul chegam ao fim do questionário entre risos e lágrimas, e baiacus voadores! Mas a pergunta mais importante permanece: eles se apaixonaram?
Só consegui largar o livro quando finalizei a leitura!

36 Perguntas que Mudaram o que Sinto Por Você é um livro que foi inspirado pelo estudo de psicologia feito em 1997 pelo Arthur Aron, onde diz que se duas pessoas aleatórias que não se conhecem responderem um questionário com 36 perguntas, se apaixonarão perdidamente. 

A obra nos apresenta Hildy e Paul. Ela é uma moça classe média alta, emotiva (e não consegue bem esconder o que sente), tem dois melhores amigos Xiu e Max. Hidly vem passando por um momento bem complicado na sua família, que sempre foi tão perfeita. Já o Paul é um cara enigmático, gosta de desenhar, durão, sarcástico, fechado e não fala muito sobre si ou sua vida. São completamente diferentes um do outro e provavelmente nunca seriam nem amigos, até começarem a responder o questionário.

Ela só queria esquecer um pouco da vida e participar de um estudo de psicologia, já ele só queria ganhar os 40 dólares prometidos para responder o questionário. Será que o estudo estava certo? o amor pode ser induzido?
Eu não conhecia essa obra ou a autora, comecei a ler só pra saber sobre o que se tratava e não conseguia mais largar. As perguntas são totalmente variadas, para os nossos personagens irem se conhecendo aos poucos, para começarem a baixar a guarda um em relação ao outro. Afinal, eram dois desconhecidos.

Logo quando as perguntas começam, parece que iríamos ter um daqueles casais que vivem brigando, sabe? Mas só foi o choque inicial entre duas pessoas desconhecidas, mas a gente já começa a se cativar com os personagens e ansiar por saber mais deles. 
“Pergunta 28Hildy: 'Diga a seu parceiro do que você mais gosta nele, seja muito sincero, diga coisas que você talvez não dissesse a alguém que acabou de conhecer.'
Nessa obra nós temos os capítulos normais e em terceira pessoa sempre destacando a Hildy, o que nos deixa ainda mais curiosos pra conhecer mais o Paul, mas quando as perguntas começam ou retomam o diálogo dos dois é o destaque, sem interrupções, só a conversa entre eles. As perguntas foram as minhas partes favoritas, onde podemos conhecê-los melhor e senti-los mais perto... E ah, só um adendo sobre as perguntas: eles fazem algumas pausas, por motivos variados, prefiro que descubram no decorrer da leitura.

36 Perguntas que Mudaram o que Sinto Por Você é um livro que nos apresentam diálogos engraçados, reais, com direito até a algumas ilustrações e personagens maravilhosos, me senti totalmente cativada e querendo saber mais sobre eles e suas vidas. E isso foi um ponto negativo pra obra ou pra mim? senti falta demais, nos foram apresentando alguns outros temas como o problema familiar da Hildy, que fica subtendido o que acontecerá, mas eu queria estar presente no momento ok?! Outra coisa, após o final das respostas, queria ver o parecer do psicólogo, na verdade a reação de saber o resultado do estudo.
“– Vou te ensinar uma coisa. O amor é como qualquer outra coisa. Você vai fazer besteira algumas vezes até acertar. Só não deixe de errar com vontade. Do contrário, não vale a pena.”
A obra aborda de maneira simples e fiel alguns temas que fazem parte da passagem da vida adolescente para a vida adulta, como a desromantização de que pais são perfeitos e não erram, medos, lidar com sentimentos, emoções e responsabilidades. Tudo isso é apresentado de forma mais natural possível, que encanta o leitor.

Vicki Grant nos apresenta personagens ótimos em uma obra incrível, com uma narrativa que nos deixa envolvidos na trama já nas primeiras páginas. Super recomendo!


12 comentários

  1. Que formato inteligente de se construir um enredo!!!
    Ainda não tinha lido ou visto nada a respeito desta obra,mas amei tudo que li acima, desde capa, título e claro, resenha!
    Um jeito diferente de se falar e ler sobre amor...e com certeza, o livro vai para a lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conhecia esse livro. Mas achei muito interessante a maneira de se iniciar o romance entre os personagens. Mas fiquei curiosa em saber como essas perguntas puderam realmente aproximar os dois. Gostei! Quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Logo de cara já me identifiquei com Hildy, as vezes não consigo esconder o que sinto kkkk.
    Achei bem original a premissa do livro, até agora nunca vi nada parecido, o que me deixa mais curiosa ainda acerca da obra.
    Adoro livros com personagens totalmente diferentes um do outro, geralmente acho legal ver a forma com que os mesmos lidam com as diferenças entre si.
    Eu acho maravilhoso quando pego um livro pra ler e me envolvo tanto com a história ao ponto de só conseguir largar o livro depois de terminar de ler, algumas das minhas melhores leituras foram assim ♡
    A capa é uma graça e o título chama bastante atenção.
    Com certeza colocarei esse livro na minha lista de leituras. Obrigada pela indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ah, agora quero esse livro ainda mais.
    Achei a premissa muito original e é o tipo de leitura que me atrai.
    Gostei de saber que só largou o livro ao terminar.
    Parece uma leitura fofa, para aquecer o coração.
    E eu já quero esse questionário haha...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não tinha visto esse livro, achei diferente, parece ser uma historia gostosa de acompanhar e que vicia, além de envolvente. Fiquei imaginando quais seriam essas perguntas, deixa um questionamento se fosse assim na vida real se daria certo. Gostei por ter algumas ilustrações fica mais interessante.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kamilla
    Vi sobre o lançamento do livro, mas não sabia que esse questionário realmente existiu.
    Tem uma premissa super interessante, gostei muito. Ainda mais que o leitor não consegue largar o livro. Estou bem curiosa quanto ao questionário.
    Vou adicionar na lista de desejos, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Eu achava que era livro de auto ajuda kkk Achei ele bem diferente e acho que o que mais me interessou foi essa passagem da adolescência pra avida adulta meio que me identifiquei um pouco já que estou perto desse momento na minha vida. Fiquei encantada, definitivamente vai pra minha lista!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Confesso que também não conhecia o livro e a julgar pelo titulo do livro, nem imaginava que a história seria tão amorzinho. Já amei o enredo e sem dúvida quero conferir a história, apesar de algumas ressalvas, acho que vou me divertir bastante durante a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia esse livro mas ao ler a resenha fiquei bem curiosa por ele. Tem uma trama bem envolvente e claro uma historia bem diferenciada. Tem uma premissa muito boa e os personagens com certeza faz o leitor se cativarem.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Oiii ❤ Muito legal saber que o livro foi baseado em um estudo, muito original a ideia que a autora teve.
    Estou curiosa pra saber se eles se apaixonam (espero que sim), e também pra saber quais são todas as 36 perguntas e que tipo de coisa elas podem revelar sobre uma uma pessoa ❤
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas agora que sei de sua existência e do que se trata, quero muito ler. Estou com altas expectativas em relação a essa leitura, espero que elas sejam superadas quando eu ler o livro ❤

    ResponderExcluir
  11. Acho que eu não conseguiria passar por um teste como esse. O livro aparenta ser divertida mas realmente não é o tipo de leitura que me chama atenção insetos.com lembra até mesmo livro O projeto Rosie

    ResponderExcluir
  12. Bem original e diferente.
    Com essas perguntas a trama se desenvolve mais dinâmica e parece trazer à tona assuntos importantes como pais, amores e demais dramas da juventude.
    Já quero.
    Bjs

    ResponderExcluir