30/08/2019

RESENHA: Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling

Harry Potter e a Pedra Filosofal #1
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 223
Ano: 2012
Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o leitor é apresentado a Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.

Não costumo reler, mas quando o faço, fico numa nostalgia...

Harry Potter está prestes a completar 11 anos, é um menino orfão e por isso vive com seus tios o Sr. e a Sra. Dursley e o primo Duda na rua dos Alfaneiros. Os tios nunca deixaram faltar nada pra ele, exceto carinho, respeito, afeto e atenção... Sempre o trataram como um estorvo, morava debaixo da escada, usava as roupas velhas do primo e sofria bullying na escola. Nunca se sentiu como um menino especial, mas ele era. E a cicatriz em forma de raio em sua testa evidenciava bastante isso.

Ele foi deixado na porta da casa dos tios ainda quando bebê após seus pais  pelo Alvo Dumbledore, um bruxo. Os pais do Harry, que também eram bruxos, foram assassinados pelo Lorde Voldemort e quando foi tentar matá-lo também não conseguiu e isso resultou ao Harry a cicatriz na testa e o você-sabe-quem sumiu, desapareceu. Será que morreu? ou está esperando o momento certo para retornar com seus planos malignos?
“– Harry, você é um bruxo.O casebre mergulhou em silêncio. Ouviam-se apenas o mar e o assobio do vento.– Eu sou o quê? – ofegou Harry”
Harry Potter é um bruxo e apesar de viver no mundo dos trouxas (aqueles que não são bruxos) e ter descoberto apenas recentemente, era bastante conhecido no mundo bruxo. Afinal ele derrotou o temido você-sabe-quem. E como era um bruxo e conhecido, tinha sua vaga guardada em Hogwarts e foi convidado a ingressar na mais bem falada escola de bruxos do mundo. 

Ao ingressar em Hogwarts ele tem que lidar com novos desafios, aprender tudo sobre o universo mágico e claro aprender as lições, fazer novas amizades e lidar com as inimizades. 

Fazia bastante tempo que pretendia reler esse livro, mas sempre postergava, até que o fiz. E foi uma das melhores decisões. 

Harry Potter e a Pedra Filosofal é um livro introdutório a todo universo mágico criado pela J. K. Rowling, nessa obra temos muitas descrições sobre o mundo mágico, magias, feitiços e obviamente sobre a vida do nosso bruxinho. Vamos conhecendo isso tudo junto com ele e acompanhando suas aventuras e diversões, seus medos e frustrações.
“São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, mais do que as nossas qualidades”
Fiquei encantada mais uma vez com o universo criado pela autora, as descrições são ótimas e fáceis de compreender, dando o leitor a medida certa pra fazer a mente se teletransportar para o ambiente mágico criado. Uma das coisas que mais me cativaram foi a construção do trio de amigos: Harry, Hermione o Rony. São pessoas completamente diferentes, com realidades mais diferentes ainda e é exatamente por isso que eles se completam e se tornaram tão queridos para mim.

Eu sei que é impossível não comparar o livro com o filme e durante a leitura fiz muito isso, porque a medida que ia lendo, ia relembrando das cenas, mas devo dizer que o livro é muito mais completo e contém cenas e ações diferentes do que foi inseridas no filme. 

Como é o primeiro livro, não temos muitas ações e nem muito suspense, ele serve mais pra nos apresentar esse mundo e nos fazer entender tudo que aconteceu. Por isso, algumas cenas mais tensas só vieram acontecer no final do livro, onde o nosso Harry Potter teve que tomar uma decisão difícil, mas contou com a ajuda dos seus fiéis amigos: Hermione e Rony. Apesar de já saber de cabo a rabo o que iria acontecer, não consegui largar o livro até finalizar a leitura.
“Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se.”
A J. K. Rowling sabe fisgar o leitor como ninguém. Vale muito conhecer o universo criado pela autora e se aventurar junto com Harry, Rony e Hermione. Leiam!

Série Harry Potter
Harry Potter e a Pedra Filosofal #1
Harry Potter e a Câmara Secreta #2
Harry Potter e o Prisoneiro de Azkaban #3
Harry Potter e o Cálice de Fogo #4
Harry Potter e a Ordem da Fênix #5
Harry Potter e o Enigma do Príncipe #6
Harry Potter e as Relíquias da Morte #7


14 comentários

  1. O gostinho disso de reler livros é realmente este: Nostalgia!! Eu quase não faço isso, mas quando faço, sinto isso tudo! Tipo assim, A Menina Que Roubava Livros já o li três vezes.rs e todas as vezes, me emociono e dou uma suspirada forte!
    Li todos os livros do bruxinho, mas isso já faz um tempão, por isso, deu uma vontade ler todos novamente(apesar de não os ter na estante)
    Principalmente O Prisioneiro(meu favorito)
    Amo estas edições capa branca. Minha irmã os emprestou para mim, naquela primeira versão,mas depois que lemos todos, ela fez uma doação a uma escola rural, que precisava dos livros para os pequenos!
    Adorei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kami!
    Uma das minhas metas pra esse ano é ler HP! Não li nenhum, e vi os filmes HÁ MUITO TEMPO, então não terei esse problema em ficar comparando hahaha o que é ótimo. Mas eu realmente quero ler e sentir esse amor que todos sentem com a série.

    Amei o post, beijos
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu podia ficar aqui fazendo um textão falando de todos os motivos q eu amo a obra prima q é essa série, mas não preciso kkkkkk quem ama já me entende, quem não ama não vai importar mto kkkkkkkkkkkkkk... É engraçada essa questão da nostalgia, pq o local q eu li pela primeira vez a série tinha um cheiro mto específico... agora toda vez q eu sinto esse cheiro eu sinto vontade de reler a série imediatamente, o coração chega a apertar pela saudade!! É tipo um gatilho kkkkkkkk.
    Eu ja perdi a conta de quantas vezes ja reli.. só sei q passa de 8 vezes (foi por aí q eu parei de contar kkkkkk).
    As vezes eu só sinto saudade dos momentos simples.. tipo quando acima de tdas as coisas o nosso trio tem q ir pra aula, fazer tarefas, treino de quadribol... coisas simples do dia a dia na escola... é o q sempre me faz voltar a reler.. pq me sinto em Hogwarts de novo ♥
    Droga... eu disse q não ia fazer textão.. kkkkkkk não consigo falar pouco quando falo de HP ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá! O mais legal quando relemos uma história é aquela nova visão que acabamos tendo da leitura, por vezes me deparo com momentos que nem lembrava ou para ser sincera nem sabia que tinha acontecido, acaba sendo uma leitura nova de uma mesma história e isso é extremamente encantador, ainda não reli essa saga que eu amo tanto, mas agora vendo essa resenha até que bateu uma vontade hein.

    ResponderExcluir
  5. Olá! ♡ Eu não estou muito acostumada a reler livros, o que eu costumo fazer é pegar o livro e ler minhas partes favoritas, se bem que tem certas histórias, que morro de vontade de ler novamente kkk.
    Eu simplesmente amo esse universo que Rowling criou, é tudo tão mágico e fascinante. Quando li esse livro, me senti igual ao Harry, ao descobrir tantas coisas sobre esse mundo bruxo.
    Ainda não tive tempo de ler as continuações, mas vou tentar ler pelo menos mais uns dois ou três livros da série ainda esse ano.
    Adorei o post, pois pude me lembrar das boas sensações que essa leitura me provocou!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  6. Acredita que até hoje não li H.P.?
    Mas assisti o primeiro filme e gostei, às vezes fico interessada em ler para entender o porquê de tanta comoção - e se você releu, é porque vale a pena.
    Bom saber que esse primeiro é mais introdutório.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii ❤ Acho que eu devo ser uma das únicas pessoas que ainda não leu, pelo menos, o primeiro livro de Harry Potter rsrsrs.
    Quero muito ler todos os livros, mas no momento, não estou na vibe de iniciar séries muito longas, então pode ser que demore mais um pouco para eu criar coragem.
    O mundo criado pela J.K Rowling parece incrível, tão convidativo aos leitores para descobrir mais sobre ele.
    Ainda nem li, mas já odiei os tios do Harry.
    Uma das coisas que mais quero ver nessa leitura é a amizade entre Harry, Hermione e Rony surgir.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  8. Ai quanta saudade de Harry Potter e seus amigos, viver nesse mundo de magia. Sabe que eu nem li todos os livros? Acabei assistindo os filmes e deixei a leitura de lado. Mas vou voltar a ler e terminar essa série maravilhosa.

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha um preconceito bobo com Harry Potter. Mas quando eu me livrei desse prejulgamento, vi a sequência de filmes em uma tacada só. Simplesmente amei demais.
    Os livros ainda não comecei, mas pretendo ler pelo menos o primeiro livro este ano.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kamilla
    Lendo sua resenha me deu muita saudade desse universo mágico. Estou pensando em reler no final desse ano ou no ano que vem.
    Gosto muito da cena em que Harry prende o primo Duda no lugar da cobra no passeio, kkk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Li faz muitos anos, nem lembro direito da história, mas também não sou de fazer releituras, mas como tenho a edição ilustrada pretendo reler um dia. Amei esse trio, são tudo de bom, nos conquista fácil, fácil, realmente foram muito bem construído, tenho muitas saudades deles e confesso que queria um filme com os três rs.

    ResponderExcluir
  12. Eu tentei reler HP mas mesmo amando eu comecei a problematizar muita ocisa e tava me irritando com a série hahaha Mas eu ainda amo HP, apesar de não gostar da ROwling. Eu cresci com o harry, afinal de contas.

    ResponderExcluir
  13. Acabei de terminar o 7º livro e, com certeza, também irei reler assim que puder. É um universo fascinante, bem construído. As personagens são interessantes. E também concordo que os livros vão além do filme, trazendo cenas mais elaboradas, mais detalhadas, nos fazendo entender melhor todo o contexto. Ah, sinto saudade da Luna, uma das minhas personagens preferidas.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ain, amo muito esse mundo que a autora criou. Estou também to na fase de leitura do livro, pela primeira vez. Eu só conhecia a historia através dos filmes, mas claro que resolvi ter os livros e ler. E foi assim que me apaixonei mais ainda por esse mundo. Já li os dois primeiros e estou bastante ansiosa para o terceiro.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir