27/12/2019

RESENHA: O Presente do Meu Grande Amor

O PRESENTE DO MEU GRANDE AMOR
Autores: Holly Black, Ally Carter, Matt de La Peña, Gayle Forman, Jenny Han, David Levithan, Kelly Link, Myra McEntire, Stephanie Perkins, Raibow Rowell, Laini Taylor e Kiersten White
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano: 2014
Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.
Depois de anos encalhados na estante, finalmente li!


O Presente do Meu Grande Amor nos trás doze contos de amor durante a época do natal, são eles:

- Meias Noites - Rainbow Rowell
- A Dama e a Raposa - Kelly Link
- Anjos na Neve - Matt de La Peña
- Encontre-me Na Estrela do Norte - Jenny Han
- É um Milagre de Yule, Charlie Brown - Sthepanie Perkins
- Papai Noel Por Um Dia - David Levithan
- Krampuslauf - Holly Black
- O Que Diabo Você Fez, Sophie Roth - Gayle Forman
- Baldes de Cerveja e Menino Jesus - Myra McEntire
- Bem Vindo a Christimas, Califórnia - Kiersten White
- Estrela de Belém - Ally Carter
- A Garota Que Despertou o Sonhador - Laini Taylor

Não irei comentar sobre cada conto, porque são bem pequenos - por volta de 30 págs - e optei por não falar pra não estragar a experiência que vocês irão ter quando forem ler. Comentarei de forma geral sobre a minha experiência.

O livro foi organizado pela autora Stephanie Perkins, onde cada autor aborda um romance durante a época do natal. É muito legal visualizar várias versões, de vários natais, por vários lugares do mundo e até da própria imaginação dos autores. Achei muito válido a ideia, mas alguns autores não souberam respeitar a proposta muito bem e esse foi um dos pontos mais negativos pra mim.
Um exemplo disto foi o último conto, A Garota Que Despertou o Sonhador da Laini Taylor, que focou no mundo mágico criado e que não tem nada relacionado ao natal. O conto que menos gostei foi A Dama e a Raposa da Kelly Link, foi uma leitura chata, repetitiva e monótona. Mas em compensação teve outros que acalentaram meu coração e já me deixaram no clima do natal, dois contos especificamente viraram meus favoritos e já terminei querendo relê-los que foram: É um Milagre de Yule, Charlie Brow da Stephanie Perkins e Bem Vindo a Christimas, Califórnia da Kiersten White. Sabe aqueles romances fofos e clichês? mas que de início você não dá nada, porque você não espera nada? então, foi bem assim... e acabou se tornando uma grata surpresa.

Por causa desse livro pude conhecer a escrita de vários autores que eu ainda não havia tido nenhum contato, me despertou curiosidade, principalmente o Matt de La Peña e Myra McEntire. Espero poder ler algo deles em breve.

O Presente do Meu Grande Amor nos leva pra época de vários natais, de pessoas completamente diferentes e que despertam no leitor aquele aconchego do natal. Foi uma experiência bem legal e que indico que tenham, principalmente nessa época.


10 comentários

  1. Sou fascinada por tudo que envolve o mês de Dezembro, por isso assim que vi este livro e ainda mais de contos de tantos autores incríveis, já o desejei!
    Não vejo a hora de poder conferir também as letras de alguns que ainda não pude conhecer.
    Mas penso que contos deveriam tanto povoar a mente e estar nas mãos de tantos leitores!
    São sempre acalentos!
    Quero demais conferir!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Angela!
      Espero que possa apreciar a obra e os contos. São bem legais e diferentes entre si!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá! Eu amo contos, e esses 12 bem no clima mais gostoso do ano, deve trazer uma leitura para lá de amorzinho mesmo! Estou bem curiosa em relação a alguns autores, pois vai ser uma baita oportunidade para conhecer mais sobre sua escrita! Não tem nada melhor do que ser surpreendida positivamente durante as nossas leituras!

    ResponderExcluir
  3. KAMILLA!
    Livros de contos com vários autores, trazem a experiência diversificada e podemos mesmo conhecer vários novos autores ou suas escritas.
    O livro está na lista dos meus desejados já há um tempão e pretendo ler em algum momento.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse livro, mas acredita que não lembro muito bem dos contos?
    Acho que me lembro mais de Papai noel por um dia e o conto da menina que foi comprar árvore de Natal.
    Gostei de conhecer esses autores, poucos contos não me agradaram, mas pretendo reler e relembrar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kamilla
    Ainda não tive oportunidade de ler, mas estou vendo muitas pessoas postando sobre esse livro. Assim que tiver chance lerei.
    Livros com contos assim é bom que podemos conhecer vários autores e como os contos de Natal se passa em outras culturas podemos entender como cada um comemora a data.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamilla,
    Sabe que nunca fui de procurar livros temáticos para ler em determinada época, mas gosto muito do Natal. Vi muitas recomendações dessa obra na época que foi lançada, mas como não tenho o costume de ler contos acabei não tendo interesse pela leitura. Uma coisa que acho muito positiva neste tipo de livro é a oportunidade de conhecer novos autores ou até de ver um novo lado de algum autor já conhecido. Dos nomes presentes nesta obra só tive contato com a escrita de David Levithan e Gayle Forman. Alguns outros sempre tive vontade de conhecer e outros, confesso, nunca ouvi falar. Uma pena que o conjunto final não tenha se mantido na proposta do livro, pois acho que teria sido uma leitura muito mais prazerosa se o tema proposto por Stephanie Perkins fosse o foco em todas as histórias. E, com certeza, é o que todos os leitores iriam esperar.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não gosto muito de ler contos e também não sou chegada a ler coisas relacionadas a datas comemorativas, então nao sei se a leitura seria proveitosa para mim.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ahhh, esse livro parece uma fofura! Eu adoro histórias que se passem no Natal, eu simplesmente amo essa época do ano e estou muito curiosa para conferir essa obra, que conta com autores que gosto bastante!
    Uma pena uqe tiveram contos que não cumpriram com a proposta do livro, mas ainda sim parece uma leitura muito proveitosa e que nos deixa com um sorriso no rosto a cada conto lido.
    Adoro a escrita da Stephanie Perkins, no entanto que o conto que mais quero ler é o dela!
    Muito obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii ❤ Tenho muita vontade de ler esse livro, pois adoro livros que se passam no Natal, nada melhor que ler um livro sobre o Natal nessa época tão natalina. Além de que é uma boa oportunidade para conhecer a escrita de vários autores e aproveitar a daqueles que já conheço.
    Deve ser legal ver o Natal sendo retratado e inserido em várias histórias diferentes de diferentes autores.
    É uma que a Laini Taylor não tenha escrito um conto que foque no Natal e que um dos contos seja tão monótono.
    Estou curiosa sobre os contos que você mais gostou.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir