14/02/2020

RESENHA: Amor Sob Encomenda - Carina Rissi

Amor Sob Encomenda
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 546
Ano: 2019
Melissa Gouvêa está totalmente focada na profissão. Responsável pela situação financeira da família, incluindo o caro tratamento médico da mãe, a determinada assistente sonha em se tornar a produtora de eventos da Allure. Como se casar não faz parte de seus planos no momento, ela se assusta ao saber que o namorado foi visto comprando um anel de noivado. Mas Mel não devia ter se preocupado tanto, já que o anel não era para ela e, pior ainda, a Allure foi contratada para o cerimonial do canalha. Mesmo assim, Melissa aceita o maior desafio de todos: produzir o casamento do ex. A bagunça em sua vida aumenta quando ela se vê dividindo o apartamento com o cara mais irritante, cínico, atrevido - e muito lindo, infelizmente - que conhece. Melissa devia se concentrar em manter o que resta de seu coração a salvo e sobreviver ao casamento do ex. O problema é que o novo colega de apartamento confunde sua razão e seus batimentos cardíacos, despertando desejos avassaladores até então desconhecidos. Tarde demais, Mel se dá conta de que seu coração nunca correu tanto perigo. Amor sob encomenda vem cheio de humor, amor e emoção e apresenta uma história que nos fará refletir a respeito do que realmente é importante na vida.
A história de Mel e Nicolas é apaixonante!

Melissa Gouvêa, ou simplesmente Mel, é uma mulher que ama totalmente o que faz: organizar festas e eventos, transformar sonhos em realidade. Isso é o suficiente pra satisfazê-la, sem contar que gosta do seu namorado, Fred, e tem uma amiga incrível - Fabíola. Apesar de amar muito o que faz, acaba trabalhando além da conta, já que sua mãe sofrera um acidente grave e precisa de medicamentos caros, o pai não pode ajudar, já que a mãe precisa de atenção o tempo todo. Tirando isso, a vida da Mel segue normalmente sua rotina, até que seu namorado é visto comprando um anel de noivado.

Mel ficou completamente assutada com a possibilidade de ser pedida em casamento, mas foi surpreendida pelo Fred. A aliança não era pra ela, mas pra namorada dele. 

A nossa protagonista ficou em um relacionamento durante um ano, mas na verdade ela era a amante e nem fazia ideia. Pra piorar ainda mais as coisas, Camila - a noiva do cafajeste - pede a Melissa que seja sua cerimonialista. E ela aceita, porque não pode correr o risco de perder o emprego.
Eu estava com muitas expectativas em relação a essa obra, porque amo os livros da Carina e porque estavam falando muito bem da obra e não foi a toa. Amor Sob Encomenda nos presenteia com um casal super fofo e cativante.

Mel, durante o processo de organizar o casamento do seu ex, reencontra o primo de um dos noivos com quem já trabalhou. Apesar de poucos se conhecerem, estranhamente possuem uma tensão elétrica muito forte, seria atração? A nossa protagonista nem quer saber disso, afinal o Nicolas é conhecido por ser mulherengo. E diante disso a gente bem sabe no que vai dá...
“A vida não está nem aí; simplesmente segue em frente, e, se você não tentar acompanhá-la, ela te atropela com tudo.”
Eu amo um romance meloso, clichê e até um pouco previsível e é o que temos nessa obra, mas a Carina Rissi consegue cativar o leitor de uma forma inexplicável, apesar de traçar uma trama clichê, ela trás elementos que o leitor anseia descobrir como os mocinhos vão ficar juntos. Além claro, de inserir outros elementos que instigam o leitor. Há um foco grande no acidente que aconteceu com a mãe de Mel, por exemplo. Eu amei a relação dela com os pais, foi tão bonito de se ver.

Se teve algo que fiquei super feliz durante a obra foi rever alguns dos personagens mais queridos de outras obras da autora. Crossovers maravilhosos, foi ótimo rever e matar um pouquinho da saudade da Luna - No Mundo da Luna, Júlia - Mentira Perfeita e Alicia - Procura-se Um Marido. Falando nisso, se você ler Amor Sob Encomenda antes de ler essas obras, pode ser que pegue alguns spoilers, recomendo que leiam antes (são maravilhosos).

Nicolas é o típico mocinho de romance, homem branco hétero, gostoso e sensível. Gostei bastante dele e de sua história, mas o foco total se dá em cima da Melissa. A construção do romance foi ótimo, me peguei suspirando e sorrindo em várias cenas, ou ficando tensa quando as coisas parecia que não se resolveria... Gostaria, no entanto, destacar a Fabi, melhor amiga da Mel, que mostrou que ser amiga não é só passar a mão na cabeça ou dar colo, mas jogar as verdades na cara também... por mais difícil que seja ouvi-las.
“– Não é feio, muito menos errado, lutar pela própria sobrevivência. Muitas vezes nós precisamos fazer coisas das quais não gostamos, seja no trabalho ou na vida pessoal. É parte do desenvolvimento humano aprender a lidar com as frustrações, conviver com as consequências...”
O único ponto negativo foi o livro ser demasiadamente extenso, não senti que as coisas demoraram pra acontecer - poderes da Carina, mas há muitas cenas que não fariam falta, parece que foram colocadas ali só pra enfeite. Em compensação a autora inseriu representatividade e sororidade, o que acrescentou bastante a obra... duas mulheres foram traídas pelo mesmo homem, quem está errado? o homem, obviamente. Achei linda a mensagem que foi passada. Outro ponto positivo é que teve casais homossexuais que foram retratados apenas como casais, eu sei que é o mínimo, mas diante de que algumas autores infelizmente estereotipam a comunidade LGBTQIA+, achei pertinente ressaltar.

Amor Sob Encomenda não foi o melhor livro da Carina pra mim, mas ainda assim é um livro incrível que vai te cativar já nas primeiras páginas, com uma narrativa viciante, personagens incríveis e bem construídos... A obra nos presenteia com momentos maravilhosos, alegres, engraçados, de amizade, companheirismo, romance, tensão e pitadas de drama. Super recomendo que conheçam essa história maravilhosa e se peguem suspirando pelo romance de Mel e Nicolas. E antes que perguntem, o título tem a ver com a história... e de forma bem cômica, devo dizer. Leiam e descubram.


13 comentários

  1. Penso eu que como não li nenhum dos livros anteriores a este, irei ficar meio perdida no enredo e principalmente com os personagens!
    Por isso, desde seu lançamento, meio que deixei a vontade de ter e ler ele de lado, até ao menos, ler todos os anteriores!rs
    Tudo que li até o momento elogia demais as letras da Carina e pelo que li acima, mesmo que esta obra não tenha sido a melhor, ainda sim, cumpriu bem seu papel!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Realmente é um livro bom, que cumpre com seu papel de nos divertir, mas a Mel não conseguiu conquistar meu coração #sorry, a enrolação na história também me incomodou um pouco, e acabou tornando a leitura um pouco cansativa e arrastada, definitivamente poderiam ter cortados algumas coisas, acho que minhas expectativas também estavam muito altas, mas é Carina Rissi, então claro que no final vale a pena, ainda tendo a oportunidade de rever personagens queridos, e para finalizar preciso deixar registrado que essa capa é lindíssima.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Nossa, faz um bom tempo que não leio nada da Carina, preciso terminar a série Perdida e ler esses livros dela que estão sendo lançados. Eu adoro a escrita dela, sempre me divirto muito. Não vejo a hora de ler esse e os outros livros.

    Beijos.
    Livros Engavetados

    ResponderExcluir
  4. Ah, esse livro é um super desejado!
    Eu amo a escrita da Carina, e é bom conhecer sua opinião sobre esse livro.
    Esse casal parece muito apaixonante.
    Uma pena que tenha achado um tanto extenso; espero não sentir o mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca para ler Carina Rissi!
    E adorei a premissa dessa história, mas especialmente saber que é aquele tipo de livro que cativa e vicia (estou precisando disso hehehe). Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  6. Ooooie
    Amo muito os livros da Carina Rissi, e estou querendo ler esse livro a um tempão.
    Gosto muito de um clichê e a premissa da história me deixou bem curiosa.
    Que legal que a Luna e Alicia aparecem nesse livro <3 Amoooo muito rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamilla
    Desde que vi o lançamento do livro coloquei na lista de desejos, mas como não li os livros anteriores vai demorar um pouco para ler este.
    Tenho muita vontade de ler algo de Carina Rissi e depois de ler sua resenha sinto que preciso para ontem. Com algumas cenas que não fazem falta para a trama ela conta segue prender o leitor do início ao fim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu estou precisando ler os livros dessa autora, e minha meta desse ano. kkkkk
    Amei a resenha, o livro tem um clichê que amo bastante e espero conseguir ler. Já irei colocar na listinha!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Kamilla!
    Os livros da Carina, mesmo fazendo parte de uma série, sempre traz novos personagens e alguns antigos para matarmos a saudade.
    Só pelo tamanho da resenha e pelo fato de ter furado a fila, já deu para notar que o livro é excepcional.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Eu conheço as publicações da Carina Rissi há um tempo, mas confesso que enrolo com a leitura. Adorei a resenha de Amor Sob Encomenda, os elogios a construção do romance me deixou extremamente empolgado com a leitura. Além disso, adoro coisas relacionadas a eventos e companhar, mesmo que pouco, isso com Melissa me deixou instigado. Adorei as aspas quanto aos LGBTS no final!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kamilla
    Sabe que esse foi o que menos gostei da Carina.
    Achei muitoooooo clichê, e os personagens principais não me cativaram.
    Mas foi uma leitura boa pra descontrair.
    Amoooooo a série Perdida, e tô ansiosa pelo último livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Verdade seja dita, eu achei esse livro bem fraquinha em relação aos outros, principalmente se tratando do livro procura-se um marido. Mas não foi o pior livro que a Carina Rissi escreveu você consegue se distrair com a leitura Mas eu ainda prefiro a série perdida

    ResponderExcluir
  13. Finalmente encontrei alguém pra desabafar sobre esse livro. Por ser Carina Rissi, eu estava com ALTAS expectativas. E esse livro me decepcionou demais! Não é um livro ruim, óbvio, mas era uma enrolação, e sinceramente sem sentido aquela bobagem que traz o clímax do conflito na reta final do livro. É uma mentira que em duas páginas teria resolvido a questão, e a enrolação é sem fimmmm. Sem contar que eu esperava algo MUITO melhor desenvolvido, já que a premissa era de fato super criativa. Foi muito frustantes esse livro...

    ResponderExcluir