03/04/2020

RESENHA: Filha da Profecia - Juliet Marillier

Filha da Profecia || Sevenwaters #3
Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly
Páginas: 640
Ano: 2014
A história de Fainne, criada pelo pai, Ciarán, em uma terra distante. Ao se tornar adolescente, ela é visitada pela avó, a malévola feiticeira Lady Oonagh, que a obriga a embarcar em uma terrível missão: infiltrar-se na família, em Sevenwaters, e impedir que seu tio Sean e seus aliados reconquistem as Ilhas sagradas – invadidas há gerações pelos escandinavos.
Educada pelo pai usando seus dons de magia para o bem, ela, no entanto, agora se vê forçada a usar de artimanhas e maldade para atingir os objetivos de vingança de sua avó.

A história podia ser bem mais que isso, mas...

Filha da Profecia é o terceiro livro da série Sevenwaters, mas não há spoilers grandes dos personagens, mas é imprescindível que se leia os livros anteriores pra entender a questão da profecia e todo o porquê dela ter que acontecer. Apesar que a autora contou superficialmente nesse livro, só se entende mesmo quando ler os outros. A feiticeira malévola, Lady Oonagh, deu suas caras no primeiro livro - Filha da Floresta - e mostrou o quão ruim é... o filho dela, Ciarán, só veio aparecer em Filho das Sombras, segundo livro.

Fainne é uma garota simples, filha de um feiticeiro, que por sua vez é filho de uma das maiores feiticeiras já conhecidas e ruins existentes. Ela vive junto com seu pai, Ciarán, em Kerry - um vilarejo litorâneo, que fica longe de tudo, mas que serve muitas vezes - no verão - de abrigo para alguns viajantes.

Ciarán desde cedo ensinou pra Fainne sobre feitiçaria, magia e também sobre os ensinamentos dos druidas, a mãe dela é a Niamh, que se 'jogou' do penhasco. A história do casal - Niamh e Ciarán - é contada em Filho das Sombras e mais uma vez reitero que deve-se ler os livros anteriores, apesar desse fato em si não fazer diferença na história.
"Eu era a filha de um feiticeiro. E a filha de um feiticeiro não podia ter amigos ou sentimentos. Não podia se dar a esse luxo."
Fainne aprendeu muito, mas ainda faltava algo... e eis que a avó, a maligna vilã da série, reaparece pra ensiná-la e tentar obrigá-la a fazer o que quer e não mede esforços pra conseguir isso, usa de tudo e todos pra conseguir. A nossa protagonista vai para Sevenwaters pra ficar com a família da mãe porque é lá que a avó quer que ela comece a vingança.

Eu estava muito curiosa pra ler esse livro, muito mesmo... e ele acabou se tornando um tanto quanto decepcionante. Veja bem, são mais de 600 páginas e só vim sentir alguma emoção nas últimas 50 páginas - e algumas delas me irritaram ainda assim. Fainne é bem introspectiva, quieta e na dela... contudo acaba fazendo algumas besteiras por causa da avó, o que é compreensível e acabei torcendo por ela. 

No entanto a nossa protagonista demora muito pra perceber algumas coisas, pense numa pessoa lenta... ela tem 16 anos, mesma faixa etária que as outras protagonistas da série tinham (Liadan e Sorcha) e passaram por coisas bem piores e não ficaram tão, como posso dizer, devagar pra tomar algumas decisões. O pior não foi só a lentidão pra tomar as decisões, tem uma cena no final que deveria ser épico, tinha tudo pra ser... mas acabou sendo frustrante porque ela... bom, só lendo pra descobrir.
“–Às vezes – sussurrei –, a maior força está em não agir.”
Outra coisa que me irritou, e tornou o livro maçante é que foi descritivo demais... os demais livros foram enormes também, mas não tiveram uma leitura tão lenta assim. Me cansou demais, a protagonista fala e fala e fala mais... teve várias cenas que foram totalmente desnecessárias e que não fariam falta nenhuma pro livro.

Apesar da lentidão, a Fainne é uma personagem legal, gostei bastante dela, principalmente porque quando fazia alguma coisa por causa da avó era crível que aquilo a feria. O pai dela, Ciarán, foi bem ausente, mas no momento em que teve de aparecer o fez e foi ótimo.

O pessoal de Sevenwaters continuam apaixonantes, principalmente um que ganhou o meu amor eterno - Finbar (quem já leu os livros anteriores vai reconhecer o nome). A história em si é bem construída, mas achei que deveria ser bem mais épica e a protagonista deveria ser bem mais - não  falo sobre ser quem é, mas sobre o que fazer. Personagens amadurecem, certo? mas não vi isso acontecer, se acontecesse, deixaria a leitura bem mais proveitosa. No mais, recomendo que façam a leitura e tirem suas próprias conclusões.


12 comentários

  1. Como eu não li os livros anteriores, claro que dei uma bela perdida com os nomes do personagens e sim, isso da magia.
    Ruim é que pelo que entendi, os livros anteriores foram maravilhosos e este terceiro, ficou um tanto cansativo.
    E sim, é um calhamaço!!!
    Não digo que não lerei, mas....rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Kamilla!
    Uma obra que tem romance, suspense e um tantinho de terror é uma fórmula que não pode dar errado, concorda?
    Gostaria de ter o poder de Liadan, falar com os espíritos da floresta é punk.
    Muito boa a resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kamilla
    Não li nenhum dos livros dessa série, mas por meio de suas resenhas os dois primeiros livros são bem interessantes.
    A premissa do terceiro livro tinha grande potencial, mas como a personagem demora para reagir a leitura fica arrastada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que bom conhecer sua opinião sobre esse livro.
    Estou começando a ter interesse na série, e saber essas ressalvas me ajudam a ter menos expectativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamilla, eu não leio muita fantasia, principalmente porque é um gênero que precisa ser MUITO bem escrito para conseguir me conquistar, rs.
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  6. Olá! Mas gente, apesar de adorar o gênero, confesso que não conhecia essa série aí não e já que estamos na vibe da sinceridade, ela meio que totalmente não me conquistou, pelo menos nesse primeiro contato, quem sabe dando uma olhada nos outros livros eu não me anime!

    ResponderExcluir
  7. Dificilmente leio fantasias, não consigo me interessar pelas histórias, até hoje não entendi o motivo.
    Fora que pela resenha, aparenta ser cansativo, mas vai que eu não dou uma chance?

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa série, então é complicado opinar, mas gostei do que foi apresentado, parece ser bem interessante e futuramente quero ler.

    ResponderExcluir
  9. não conhecia esse serie e confesso que é um genero que eu até gostaria de ler mais mas sempre coloco outros livros na frente para ler
    que pena que esse livro te decepcionou um pouco mas pelo fato dos livros anteriores serem melhores ajudou na sua sua analise final

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante. Tem uma boa premissa e uma fantasia boa. Estou fugindo de serie por enquanto, só terminando aquelas que estou em fase de leitura. Espero conseguir ler esse!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Acho que já ouvi falar nessa serie mas nunca cheguei a ler ela. Parece ser bem interessante e eu fui proucurar saber mais sobre a historia base desse livro (o conto da garota cujo os irmãos viram cisnes) e apaixonei

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kamilla
    Aii sou louca para ler essa série.
    Parece ser maravilhosa.
    Amooooo fantasia.
    Ah, que pena que a protagonista desse não foi tão legal assim.
    É muito calhamaços que não saiem do lugar né? Kkk
    Assim que der lerei pelo menos o primeiro.
    Bjocas

    ResponderExcluir