05/02/2015

RESENHA: A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde

A Máquina de Contar Histórias 

Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novas Páginas
Páginas: 192
Edição: 1
Ano: 2014
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias, o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.
Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.
Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.
O livro fala sobre algo que considero o mais importante na vida de todos: a família!

Vinícius Becker é um autor nacional super famoso mundialmente e que acabou deixando sua família de lado, não por não amá-la, mas por não suportar ver a sua esposa, Viviana, definhando e perdendo a vida para o câncer. Vinícius e Viviana tem duas filhas, Vida e Valentina, formando assim a Família V e eles moram em uma casa grande e cheia de conforto comprada graças ao dinheiro que o Vinícius ganhou por conta dos seus livros. 

Um dia Vinícius saiu para mais um lançamento do seu livro, passou o dia todo somente pensando nesse lançamento e vivenciando ele. Só a noite quando chega ao hotel percebe que seu celular está descarregado, quando liga, vê que tem inúmeros telefonemas da sua filha mais velha, Valentina. E retorna, quem atende é a Dona Lurdes (mulher que trabalha na casa dele) e aí vem a notícia: Viviana falecera. 

E depois desse acontecimento triste para toda a Família V, Vinícius começa a se dá conta do quanto deixou de lado, a mulher da sua vida e as suas filhas. O livro não é um romance, é mais que isso. Ele fala do amor de um pai para suas filhas e o amor das filhas para o pai.

No começo do livro não me joguei inteira, mas no decorrer das páginas eu fiquei completamente fisgada. Eu sou uma pessoa muito família, mas mais que isso a valoriza demais. Então no começo fiquei um pouco "p" da vida com o Vinícius porque como assim ele deixa a mulher que está com câncer de lado? e as filhas, que precisava dele? Mas o Maurício Gomyde não deixou nenhuma ponta solta e nenhum porquê. A gente consegue entender as atitudes do Vinícius e consegue sentir o arrependimento dele.

Sobre os personagens: O Vinícius errou feio e sabe disso, foi muito bacana a gente conseguir sentir o arrependimento dele. E mais que isso, tudo que ele fez pra ter o amor e a admiração das filhas.
A Valentina é a filha mais velha e que dá um certo trabalho, que é justificável, como ela tem 16 anos ela entende bem mais as coisas. E fica, obviamente, revoltada com o "abandono" do pai.
E a Vida, que é um amor de criança, inocente e ingenua que é algo maravilhoso em uma criança. Como ela tem apenas 4 anos não consegue entender certas coisas direito, porém tem sacadas que só uma criança tem, né gente? o que faz dela ser uma das minhas preferidas no livro. 

Se eu indico o livro? mais que indico. É um livro maravilhoso, com certeza quem valoriza a família e sabe o verdadeiro valor dela vai adorar. Porque não tem nada desses romances, mas de um amor muito maior, que é de um pai para um filho e vice-versa. Ainda não tenho filhos, mas quando tiver com certeza irei fazer a leitura deste livro novamente e com certeza irei me emocionar mais. Porque sim, pessoas, chorei com ele, principalmente nas últimas páginas.

E sobre a diagramação, um comentário: Espetáculo. A Novo Conceito pelo selo Novas Páginas vem dando uma abertura muito bacana para os autores nacionais e o melhor de tudo é que cuidam tão bem de cada coisinha do livro, como a diagramação interna e a capa. Realmente ficou show, os detalhes nas páginas e em cada capítulo foi incrível, sem mencionar a capa em si que jé é um show. 

QUOTES:
E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença.
A vida é uma jornada com começo, meio e fim. Cada pessoa é herói de sua própria caminhada. 


25 comentários

  1. Aiii que lindo. Nunca li um livro no qual o tema seja familia, com certeza vou amar ler esse.
    Já conhecia o livro por capa sabe?, mas agora me interessei de verdade, sua resenha é maravilhosa. Quero muito ler.
    Parabéns.
    Beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai adorar. É muito lindo!
      Ai linda, obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Kamilla!

    Também nunca li nada que o tema fosse família, mas tenho "Passarinho" aqui em casa na meta de leitura.

    Não sabia que o livro do Vínicius tratava disso *-* Parabéns! A resenha ficou ótima e adorei as quotes que você selecionou :3

    Bjs,
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Ah adoro os livros do autor e esse não foi diferente.
    Achei tudo lindo, o relacionamento dele com as filhas, tentando reconstruir a família...
    A Vida precisa ir pra Disney hahaha

    bjs e tenha uma ótima sexta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Oi Ka,
    já li esse livro e amei, apesar de ser uma história curtinha trás tantos sentimentos que é impossível ficar indiferente. Com certeza esse foi um dos livros que me marcaram no ano de 2014. Foi o primeiro livro que li do Gomyde, mas se todos os seus livros trouxerem a sensibilidade encontrada A Máquina de Contar Histórias, ele vai se tornar um dos meus autores favoritos.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros do Gomyde são ótimos, já li dois dele fora esse e adorei. ;)
      Beijos

      Excluir
  5. Olá,
    Eu li esse livro e achei interessante, mas um pouco forçado (acho que fui uma das únicas pessoas a ter essa opinião. Gostei do livro em si, mas não achei extraordinário.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei forçado não! kkk No entanto, aposto que teve outras pessoas que tiveram a mesma opinião que a sua XD
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!!!

    Parabéns pela sua resenha!!!
    Eu já li varias sobre o livro mais essa foi uma das melhores. Assim como você, eu valorizo a familia, acho isso basico da vida. Acho que sentiria raiva do personagem no inicio. Infelizmente nós só damos valor quando perdemos, uma pena. Gostei da resenha e do enredo espero ler em breve!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Para começar tenho que confessar que esse foi o primeiro livro do autor que li e sinceramente AMEI, porque a história é realmente surpreendente. Até quero reler novamente, porque eu fiquei muito envolvida com todos os personagens.
    Esse foi o primeiro livro do Mauricio que li e sinceramente gostei muito.
    Espero ainda conhecer suas outras obras.
    Fico feliz que tenha gostado e espero que ainda possa também resenhar os outros do autor por aqui =] Beijinhos linda

    Já estou te seguindo tá?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já resenhei outro livro dele aqui, o de Ainda não te disse nada (http://lendoeapreciando.blogspot.com.br/2014/10/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html) que é bem bacana também. O Gomyde arrasa viu?!
      Beijos
      E obrigada <3

      Excluir
  8. Oi Ka, tudo bem?

    Já vi vários elogios ao autor, mas nunca li nada dele. Esse livro parece ser emocionante mesmo. Se eu tiver que escolher um livro do Gomyde para começar, vou escolher esse, com certeza. Sua resenha me deixou bem animada

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel! =)
      O livro é bem bacana, já li outros livros do autor, mas esse foi o melhor. Comece por ele mesmo!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi, Kamilla!
    Já vi algumas pessoas recomendando esse livro, confesso que estava curiosa em relação ao enredo.
    Depois de sua resenha, tive certeza de que preciso ler esse livro. A premissa é muito boa.
    Adorei a resenha

    P.S: Te indiquei para receber um selo lá no blog.
    http://construindoestante.blogspot.com.br/2015/02/selo-blog-fofo.html
    Beijos

    >> Vem participar do top comentarista de fevereiro. Está valendo um livro surpresa e um vale presente da Saraiva<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, Eli, leia você vai gostar :)
      E obrigada pela indicação *-*
      Beijos

      Excluir
  10. Oi!
    Conheço a escrita do Gomyde e sei que é muito boa!
    Lerei essa trama emocionante em breve.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho que eu ficaria da mesma forma que você lendo, também sou muito apegada a família e só de ler a resenha e saber o que ele fez já me deixa braba kk eu não gostei muito dos outros livros do autor, mas todo mundo falou tão bem desse que bate curiosidade mesmo :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Um Caso Perdido", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li outros dele, mas esse com certeza se sobressaiu.
      Beijos

      Excluir
  12. Oláa!!!
    Esse livro sempre chama a minha atenção, fiz um erro de não ter comprado na bienal do ano passado, mas a Novo Conceito tem tantos livros bons que a gente acaba se perdendo, rs
    Espero poder ter oportunidade de lê-lo em breve, minha curiosidade só aumenta a respeito do livro. A premissa parece ser muito boa, parece ser o tipo do livro que eu não conseguirei me desgrudar....
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Novo Conceito tá trazendo coisas maravilhosas mesmo! O enredo do livro é ótimo.
      Beijos

      Excluir
  13. Oie Kamilla! *-*
    Que resenha emocionante, só de ler a sua resenha já sei que vou chorar muito com esse Livro, e fico muito feliz de ver que a Novo Conceito ta dando uma oportunidade para os escritores Nacionais, que sinceramente acabam sendo prejudicados por muitas editoras e não tendo quase oportunidade no mercado de trabalho!
    Louca para conferir o Livro e desejo muito sucesso para o Maurício!

    Beijos e até logo! :D
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir